TILMAN

Fitoterapia

A fitoterapia é uma prática milenar que estuda as plantas e os seus efeitos medicinais para o tratamento de doenças.

TILMAN

É a primeira forma de medicina conhecida, tendo surgido em todo o mundo desde a pré-história.

Existe mundialmente uma grande quantidade de plantas consideradas medicinais aptas para o tratamento de doenças, muitas amplamente documentadas em diversas fontes de farmacologia, handbooks e compêndios.

 A par da sua eficácia já amplamente demonstrada, as plantas oferecem a enorme vantagem de uma ação eficaz suave, com efeitos secundários mínimos. Esta característica da fitoterapia dá-lhe um lugar privilegiado no combate de muitas doenças modernas.

  • Utilizar o que de melhor as plantas têm

A utilização de plantas para fins medicinais pode realizar-se de diversas formas:

-Isolamento do princípio ativo terapêutico ou também conhecido como extrato padronizado, nesta técnica recolhe-se da planta apenas o seu princípio ativo terapêutico, rejeitando a partes inócuas ou tóxicas da planta.

– Extrato homogéneo da planta, onde é utilizada a planta ou parte dela e tratada de acordo com a sua finalidade e comportamento biológico

-Chás ou infusões, não tendo uma eficácia terapêutica tão elevada é também muito eficaz e utilizada desde sempre, sendo um excelente preventivo e complemento de tratamento

 A forma mais segura e isenta de riscos e eficaz é o isolamento do princípio ativo terapêutico ou também conhecido como extrato padronizado, utilizado pelos Laboratórios Tilman.

Esta forma de manipulação assegura a utilização da substância terapêutica da planta, rejeitando-se quaisquer outras substâncias que façam parte da composição da planta e que não sejam necessárias.

Rigorosa seleção da proveniência das matérias primas

O respeito pela natureza e pelos seus utentes, a par do restrito controlo de qualidade auto-exigidos, fazem com que os Laboratórios Tilman tenham um restrito controlo de qualidade nas matérias primas e nas plantas utilizadas.

Selecionando as plantas desde o fornecedor, através de um rigoroso controlo de qualidade ao longo de todo o processo agrícola, transporte e manuseamento até chegar ao Laboratório para utilização e transformação nas soluções 100% seguras e eficazes.

Agricultura biológica

2 certificados, 1 Europeu e 1 Belga garantem a utilização de plantas biológicas sempre que possível nas soluções Tilman, continuando a exigência e respeito pela natureza característicos do Laboratório Tilman.

TILMAN

As plantas são utilizadas de várias formas

Métodos utilizados pelos Laboratórios Tilman

Extrato padronizado

Concentrado obtido através da evaporação de uma solução de imersão preparada com a planta. Este método permite que os componentes essenciais possam ser extraídos, conseguindo-se o controlo do conteúdo dos ingredientes ativos em todos os momentos – a padronização de um extrato.

Infusão
Água a ferver é derramada sobre a planta, que é então deixada em infusão por 3 a 10 minutos.

 

Outros métodos utilizados em fitoterapia

Imersão
A planta é mantida em água fria ao longo de várias horas ou dias, dependendo do tipo de planta.

Decocção
A planta é fervida durante 5 a 10 minutos, em seguida arrefecida e filtrada.

Tintura mãe
Resulta da imersão da planta seca em álcool a 40°, 60° ou 80°.

Pó da planta inteira
Produzido por moagem da planta seca. O pó obtido é geralmente colocado em cápsulas.

Tilman Portugal

Artigos

Especialistas na pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos farmacêuticos 100% naturais.

Morada

Polo Tecnológico de Lisboa
Rua Carlos Alves nº1 / Lt25, 3º Piso
1600-515 Lisboa